foto: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=445687

A Réplica de Caxias do Sul de 1885 conta com conjunto arquitetônico com 20 casas de madeira em homenagem ao centenário da colonização italiana.
Reproduz a Catedral Diocesana e o coreto, além das principais avenidas e ruas de Caxias do Sul, conforme as características da época.
Mediante reserva de grupos (15 ou 30 pessoas), o espetáculo som e luz convida o visitante a conhecer característivas, narrativas e músicas do início da colonização italiana em Caxias do Sul.


Uma das atrações mais tradicionais da Festa da Uva e do Parque de Eventos, é representada nas 18 casas, uma igreja e um coreto e o espaço oferece agência de turismo, venda de produtos coloniais, lanches típicos e café colonial; Museu da Água; Museu do Lixo e Museu do Comércio; e artesanato. Diariamente, são realizadas ambientações com grupos de teatro e apresentações musicais.
Disponível em: https://www.caxias.rs.gov.br/comunicacao/noticias_ler.php?codigo=27408. Acesso em: fev. 2016.


Em 1931 foi realizada a primeira Festa da Uva em Caxias do Sul, uma cidade em pleno desenvolvimento. Com uma produção de quase 42 mil toneladas de uva, o município era responsável por quase um terço de toda a produção gaúcha da fruta. Naquele ano, os produtores daqui haviam exportado 21,1 milhões de litros de vinho tinto e a Festa da Uva era a celebração desse sucesso.
Assim, a primeira Festa da Uva foi uma celebração da vindima. Não houve desfile de carros alegóricos nem escolha das Soberanas, mas uma exposição discreta e elegante de uvas, na sede do Recreio da Juventude. O sucesso foi tanto que, antes mesmo de acabar essa edição, já estava sendo planejada a seguinte, realizada em 1932.
Atualmente a Festa da Uva é realizada no Parque de Exposição Dr. Mário Bernardino Ramos (Parque da Festa Da Uva), e recebe cerca de 800 mil pessoas.
Disponível em: http://www.festanacionaldauva.com.br/Historia.aspx. Acesso em: fev. 2016.

fonte: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=445687

  • Pessoa Réplica de Caxias do Sul de 1885
  • Endereço Pavilhões da Festa da Uva
    R. Ludovíco Cavinato, 1431 -
    Nossa Sra. da Saúde,
    Caxias do Sul - RS,
    95032-620

Postar nova comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha Layout de sua página
Posição do cabeçalho
Estilo do submenu